Portugal é tricampeão Mundial de Futebol de Praia

A Seleção portuguesa de Futebol de Praia acaba de se tornar tricampeão mundial da modalidade. No Mundial que decorreu em Assunção, Paraguai, a seleção lusa derrotou a Itália por 6-4.

Os lusos juntam o título de campeão do Mundo ao da da Europa e à medalha de Ouro nos II Jogos Europeus.

No Estádio Los Pynandi, Portugal começou a perder, quando Zurlo colocou os transalpinos na frente, aos cinco minutos e 33 segundos. Mas aos sete minutos e três segundos, Léo Martins empatou a partida, resultado que se verificava no final do primeiro período.

No segundo só Portugal marcou e por duas ocasiões: primeiro, por Jordan, aos 17 minutos e 19 segundos, depois por André Lourenço, aos 17 minutos e 49 segundos. Dois golos em um minuto e Portugal mais perto do título.

Jordan fez o 4-1, aos 25’16, Léo Martins o 5-1 aos 27’05. Antes, Gori tinha falhado uma grande penalidade para a Itália, ao permitir uma grande defesa a Elinton Andrade

Os transalpinos reduziram para 2-5 aos 30’11 por Ramacciotti e voltaram a marcar por Gentilin aos 30’50, deixando a Itália com esperanças de ainda chegar ao empate. Mas aos 34’02 Jordan colocou um ponto final no jogo com o 6-3.

Nos últimos segundos, Ramacciotti  reduziu mas já era tarde para a Itália.

Portugal chega assim ao terceiro título mundial, depois de se ter sagrado campeão Mundial de Futebol de Praia em 2001 e 2015.

Este ano, Portugal foi campeão da Europa de Futebol de Praia e conquistou a medalha de Ouro nos II Jogos Europeus.

A Itália nunca venceu a competição, volta a ser vice-campeão, tal como aconteceu em 2008 quando perdeu 5-3 com o Brasil. Os transalpinos foram terceiros em 1996 e quartos em 1995, 2004 e nas duas últimas edições, 2015 e 2017.

Para chegar a final, Portugal começou por ser segundo no seu grupo, ao vencer a Nigéria por 10-1 e Omã por 3-1, e perder com o Brasil por 9-7. Nos quartos-de-final, os comandados de Mário Narciso venceram o Senegal por 4-2, com tentos de Jordan Santos, Lansana Diassy (própria baliza), Léo Martins e Bê Martins.

Nas meias-finais, vitória sofrida frente ao Japão, que chegou apenas no desempate por grandes penalidades (2-1), depois de um 3- 3 no tempo regulamentar.

Prémios Individuais: três portugueses no pódio

O prémio de Melhor Jogador do Mundial foi para o japonês Ozu Moreira. O Melhor Guarda-redes foi português.

Melhor Guarda-redes: Elinton Andrade (Portugal)

3.º Melhor Jogador: Bé Martins (Portugal)

2.º Melhor Jogador: Jordan Santos (Portugal)

Melhor Jogador: Ozu Moreira (Japão)

Fonte: https://sapo.pt

Partilhar:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter