Pior só em 2012/13: Há sete anos que o Sporting não estava tão longe do topo à 12ª jornada

O Sporting não se via tão longe do primeiro lugar da Liga portuguesa ao fim de apenas 12 jornadas há oito temporadas. Ao perder no domingo em Barcelos, por 3-1, frente ao Gil Vicente, a turma ‘leonina’ ficou a 13 pontos do Benfica, líder da classificação. Trata-se da maior diferença pontual para o topo da tabela desde a época de 2012/13 quando, então orientados pelo belga Franky Vercauteren, após a 12ª jornada os ‘leões’ estavam a 20 pontos da liderança, ocupada tal como agora pelo Benfica.

Nessa época o Sporting ocupava um modesto 10º lugar, com apenas duas vitórias em 12 jogos. Curiosamente, tinham sofrido precisamente o mesmo número de golos que sofreram esta temporada (15), embora tivessem marcado menos oito (11, contra os 19 já apontados esta época). O número de derrotas é também idêntico (quatro) e não mais desde essa temporada de 2012/13 o Sporting havia perdido tantos jogos na Liga disputadas apenas 12 rondas. Recorde-se que nessa fatídica temporada os ‘leões’ acabaram a prova no sétimo posto, a sua pior classificação de sempre, ficando mesmo fora do acesso às competições europeias.

Na temporada passada, 2018/19, a formação verde-e-branca encontrava-se, por esta altura, no segundo lugar da classificação, a apenas dois pontos do topo. Olhando para a última década, só por mais uma vez (em 2010/11) o Sporting se viu a mais de dez pontos numa fase tão prematura da temporada. Aí a distância da equipa então treinada por Paulo Sérgio era, tal como agora, de 13 pontos e os ‘leões’, que tal atualmente estavam no quarto posto, acabaram por ser terceiros.

Apenas por duas vezes na última década o Sporting liderava à passagem da jornada 12 da Liga portuguesa. Tal sucedeu em 2013/4, quando o treinador era Leonardo Jardim, e em 2015/16, já na era Jorge Jesus. Foi precisamente nessa temporada que os ‘leões’ somavam mais pontos à 12ª jornada na última década. Nada mais, nada menos do que 32, fruto de dez vitórias e dois empates.

Fonte: https://sapo.pt

Partilhar:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter