Dérbi é sinónimo de despedida para Bruno Fernandes e de dor de cabeça para o Sporting

O dérbi desta sexta-feira contra o Benfica será, ao que tudo indica, o último jogo que Bruno Fernandes fará com a camisola do Sporting. O médio português está a caminho do Manchester United e o negócio deverá ser oficializado depois da partida em Alvalade, pelo que o jogador ainda será trunfo de Jorge Silas para o jogo de cartaz da 17.ª jornada da Liga.

Concretizando-se a mudança para Inglaterra, algo que já estava nos planos do médio, impõe-se a seguinte questão: que Sporting sem Bruno Fernandes? O treinador ‘leonino’ já admitiu estar a preparar alternativas, mas é impossível negar a influência do capitão na equipa. Basta olhar para as estatísticas.

O centrocampista está ligado a 54% dos golos sportinguistas na I Liga, entre golos apontados (oito) e assistências (sete). Esses oito remates certeiros valeram dez pontos em 29 somados até ao momento. O jogador, de 25 anos, é o terceiro melhor marcador do campeonato, apenas atrás de Pizzi e Carlos Vinícius, e é também quem mais remata na prova (39).

Essa preponderância cresce ainda mais se tivermos em consideração todas as provas da presente temporada, com Bruno Fernandes a contribuir diretamente para 61% dos golos do Sporting: 15 golos e 13 assistências. Tudo isto depois de uma época em que acabou por ser o médio mais goleador de sempre na Europa.

A influência do capitão é perceptível também nos jogos em que ficou de fora. O camisola 8 falhou dois desafios nesta temporada, por castigo, e o Sporting acabou por perder ambos: frente ao Famalicão, para o campeonato (1-2 em Alvalade) e frente ao LASK Linz, para a Liga Europa (3-0 na Áustria). Na Taça de Portugal, o médio começou no banco, por opção, frente ao Alverca – derrota por 2-0 e consequente eliminação da prova rainha, e em três das outras sete derrotas sofridas pelos ‘leões’ esta época, Bruno Fernandes marcou pelo menos um golo.

Contra o Benfica, o camisola 8 já mostrou ser decisivo, quando marcou o golo que deu o apuramento ao Sporting para a final da Taça de Portugal, prova que viria a ganhar, na temporada transata. O médio, recorde-se, já tinha marcado na Luz, no jogo da primeira mão, tendo ainda faturado na derrota dos ‘leões’ por 4-2 em Alvalade, para o campeonato. Irá fazer novamente o gosto ao pé na sexta-feira?

O dérbi entre Sporting e Benfica tem início marcado para as 21h15, no Estádio José Alvalade. As ‘águias’ chegam ao dérbi na liderança do campeonato, com 45 pontos, mais quatro do que o FC Porto, segundo classificado. Já os ‘leões’ estão a um ponto do pódio.

Fonte: https://sapo.pt

Partilhar:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter