Cândido Costa recorda viagens no autocarro do FC Porto com a ‘velha guarda’

Portugal

Cândido Costa recorda viagens no autocarro do FC Porto com a ‘velha guarda’

Nem os treinadores podiam entrar no “covil dos dragões”, um espaço “sagrado” para os jogadores

Cândido Costa, antigo jogador do FC Porto, partilhou nas redes sociais uma memória sobre as viagens no autocarro dos dragões, onde existia um espaço “sagrado”, no qual nem os treinadores entravam.

Na parte traseira do veículo, os bancos formavam um ‘U’, no meio do qual estava uma mesa. A divisão era feita com uma cortina, o que só por si “suscita uma curiosidade terrível”.

Era nesse espaço que ia “a velha guarda” e onde acontecia “as conversas boas, as tangas, o riso”, continuou a lembrar Cândido Costa.

“Os treinadores não entravam, ninguém entrava ali, era sagrado. Aquilo era dos jogadores”, revelou.

Um dia, um treinador pediu autorização para entrar. “Foi o José Mourinho”. Mandou o roupeiro pedir autorização a Jorge Costa para entrar, porque era um espaço “sagrado”, só dos jogadores.

“Era o covil. O covil dos dragões era ali”, naquele ‘U’ onde viajavam Jorge Costa, Secretário, Paulinho Santos, Domingos, Aloísio, Deco, Vítor Baia e Capucho.

Cândido Costa não podia entrar no “covil”. Não pertencia à “velha guarda”. Por isso, andava sempre a rondar, “sempre por ali”.

O problema é que não havia um lugar livre. Ou melhor, havia um assento disponível, mas estava ocupado pelas pernas de Jorge Costa, “o único que podia ir com os pés esticados”.

Um dia, o capitão fez-lhe uma proposta: “Ó miúdo, queres vir para aqui? Se queres vir para aqui tens de levar com estes ramalhetes em cima”.

E assim foi. Por mais de uma época, Cândido Costa fez “viagens de 300 quilómetros com aqueles dois presuntos em cima das pernas”. E ia “todo contente”, pois diziam que ele era “as pernas do Bicho”, a alcunha de Jorge Costa.

“A viagem toda, só para ir ali, nem mexia. Era um privilégio. Tenho pena de não ter fotos disso”, concluiu.

Fonte: https://bancada.pt

Partilhar:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter