A recriação do Hertha para assinalar os 30 anos da queda do muro de Berlim

Grande Futebol

A recriação do Hertha para assinalar os 30 anos da queda do muro de Berlim

A partida entre o Hertha Berlim e o Leipzig (2-4), da 11.ª jornada da Bundesliga, ficou marcada pela recriação do muro de Berlim, no dia em que se celebram 30 anos desde a sua queda. 

“Juntos contra muros, juntos por Berlim”, lia-se na barreira improvisada, colocada no centro do terreno. “Berlim permanece firme”, era outra das mensagens visíveis no estádio. 

Em declarações à ESPN, Paul Keuter, dirigente do clube, explicou e contextualizou a iniciativa. 

“Muitos dos nossos membros e adeptos foram afetados diretamente quando o muro foi construído, em 1961. Como um clube com longa tradição e parte integrante de Berlim, estes momentos históricos da nossa cidade têm grande relevância para nós. A história mostra que muros, especialmente aqueles nas nossas mentes, nunca foram uma boa solução. Pelo contrário, eles trazem sofrimento e dano. Aqui em Berlim, sabemos que muros não são solução”, esclareceu. 

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas – um dos lados dominado pelos Estados Unidos, pela França e pela Inglaterra, e outro pela União Soviética. Em Berlim, a divisão ficou marcada por um muro de cerca de quatro metros de altura e 155 quilómetros, recriado hoje, 30 anos após a sua queda.

Veja as imagens. 

Fonte: https://bancada.pt

Partilhar:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter