A eficácia fez a diferença. Dragão ganha em Alvalade 11 anos depois

Quem não marca, arrisca-se a… perder. Foi precisamente isso que aconteceu na tarde deste domingo em Alvalade. Depois de estar em desvantagem – Marega marcou aos 6 minutos -, o Sporting conseguiu chegar ao empate antes do intervalo, por intermédio de Acuña, e entrou muito forte no segundo tempo. Seguiram-se oportunidade atrás de oportunidades: uma, duas, três e golos nêm vê-los para o conjunto de Silas.

O FC Porto acabou por ter a eficácia que o adversário não foi capaz de ter e saiu de Alvalade com os três pontos. Soares marcou após um canto de Alex Telles e permitiu aos dragões manter a distância de quatro pontos para o líder do campeonato, o Benfica.

[Notícia em atualização]

90+5′- FINAL DO JOGO! Vitória do FC Porto sobre o Sporting por 2-1.

90+2′- MAX! Grande defesa a remate de Luis Díaz a evitar o terceiro golo do FC Porto.

90′- Vão jogar-se mais cinco minutos em Alvalade.

87′- O Sporting esgota as suas substituições: Jesé rende Bolasie.

86′- Sérgio Oliveira entra para o lugar de Otávio na equipa do FC Porto.

85′- À TRAVE! Canto de Bruno Fernandes e Coates cabeceia à trave da baliza portista.

79′- Dupla substituição no Sporting: Saem Ristovski e Doumbia, entram Rafael Camacho e Gonzalo Plata.

75′- LUIS DÍAZ! Excelente passe de Soares e saída a tempo de Max, que evita o terceiro golo dos leões com uma defesa enorme.

74′- Soares vê o cartão amarelo por retirar a camisola durante os festejos.

73′- GOLOOOOOOOOO DO FC PORTO!!!!! Canto de Alex Telles e cabeçada de Soares para o fundo das redes de Maximiano. 

71′- Falta de Doumbia e cartão amarelo para o médio do Sporting, que fica fora do próximo encontro.

69′- Bruno Fernandes tenta surpreender Marchesín de bola parada, mas o guarda-redes portista estava a controlar o lance.

68′- Cartão amarelo para Marcano após falta sobre Bolasie. O central espanhol não joga no próximo jogo.

66′- Substituição no FC Porto: Entra Luís Dias para o lugar de Shoya Nakajima.

63′- Outra vez Vietto! Acuña cruza para o coração da área com Vietto a aparecer e a rematar por cima. O Sporting bem melhor neste segundo tempo, apesar de ter de trabalhar mais na sua eficácia à frente da baliza.

62′- VIETTO! Que perdida! Luiz Phellype lança o avançado argentino, que remata cruzado com a bola a sair a milímetros do poste esquerdo da baliza de Marchesín.

59′- BRUNO FERNANDES! Novo cruzamento de Acuña e o capitão leonino a rematar de primeira ao lado da baliza azul e branca

58′- Corte providencial de Mathieu, após cruzamento rasteiro de Marega.

57′- Está mais animada esta segunda parte. Mais ritmo e mais espaço para jogar dado pelas duas equipas. Menos tática, mas mais emoção…

55′- LUIZ PHELLYPE! Grande desenho ofensivo do Sporting. Vietto faz uma grande abertura para Acuña, que serve o avançado brasileiro e este remata ao lado da baliza do FC Porto. Cabeceamento de Luiz Phellype passou a centímetros.

Fique com as imagens deste momento

50- Momento insólito no relvado. Um bombeiro entra no terreno de jogo com a bola em campo para retirar uma tocha atirada pelos adeptos.

49′- VIETTO AO POSTE!! O argentino aparece na área portista, passa por dois defesas e remata com muito perigo para a baliza de Marchesín. O poste negou o 2-1 aos leões.

46′- Recomeça o jogo em Alvalade.

45+4′- Intervalo na partida!

45+2′- Animam-se os adeptos e anima-se a própria equipa neste final de 1.ª parte. O Sporting quer mais golos.

45′- Jorge Sousa espera pelo VAR e confirma a legalidade do golo. 1-1 e segue jogo…

VEJA AS IMAGENS DO GOLO

44′- GOLOOOOOOOOO DO SPORTING!!!! Acuña corta a bola, lança o ataque e finaliza! Grande jogada do argentino, que recebeu o passe de Vietto e fuzilou Marchesín para o 1-1 na partida!

41′- O Sporting encontra muitas dificuldades em sair com a bola controlada para o ataque. Tem sido esse o grande problema da equipa leonina nesta 1.ª parte. 

36′ – Bruno Fernandes vê o amarelo por protestos. Jorge Sousa perdoou à primeira, não perdoou à segunda.

34′- Auto-estrada aberta para Nakajima e remate de longe a rasar a trave da baliza do Sporting. Boa oportunidade para o FC Porto!

33′- Grande recepção de Bruno Fernandes na área portista, mas o remate do 8 dos leões é bloqueado por Mbemba. No canto, Bruno Fernandes encontra a cabeça de Coates que atira para fora.

28′- Bruno Fernandes tira o cruzamento ao segundo poste, Vietto vai lá de cabeça, mas a bola acaba por morrer nas mãos de Marchesín.

24′- Pepe lesiona-se sozinho, pede substituição e sai de campo. Entra Mbemba para o seu lugar.

22′- Cartão amarelo para Acuña por falta sobre Otávio.

Era ou não penálti? Fique com  as imagens.

22′- Bolasie divide um lance com Alex Telles, cai na área, e pede-se grande penalidade… Jorge Sousa estava de frente para o lance e mandou seguir.

20′- Sporting a crescer no jogo. A equipa de Silas está a pressionar alto e a tentar chegar ao golo.

18′- Bola parece bater no braço de Marega e adeptos pedem penálti em Alvalade! Jorge Sousa manda seguir.

13′- Soares mata o esférico no peito e remata de pé esquerdo para defesa fácil de Max. 

10′- O Sporting parece acusar o golo e alguma desconcentração. Vários passes errados e o FC Porto vai aproveitando para atacar.

VEJA AS IMAGENS DO GOLO

6′- GOLOOOOOOOOO DO FC PORTO!!!!! Que passe genial de Corona! Passe de trinta metros para Marega, que recepciona e deixa Maximiano fora do lance, com a bola a resvalar sozinha para o fundo das redes. Está feito o primeiro golo do Clássico, mas é preciso referir que o guarda-redes do Sporting fica mal na fotografia… 

5′- Maior posse de bola para o Sporting neste início de jogo, mas dificuldades na ligação entre a defesa e o ataque. O FC Porto, para já, muito atento e competente nas tarefas defensivas.

1′- INÍCIO DO CLÁSSICO EM ALVALADE!

Onzes iniciais:

Sporting: Luís Maximiano, Ristovski, Mathieu, Coates, Acuña, Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Bolasie, Vietto e Luiz Phellype.

Suplentes: Diogo Sousa, Ilori, BorjaBattaglia, Plata, Rafael Camacho e Jesé.

FC Porto: Marchesín, Corona, Marcano, Pepe, Alex Telles, Danilo, Otávio, Uribe, Nakajima, Marega e Soares.

Suplentes: Diogo Costa, Manafá, Mbemba, Sérgio Oliveira, Zé Luís, Aboubakar e Luis Díaz.

Pré-jogo

17h32: Os principais protagonistas entram agora no relvado. Grande ambiente em Alvalade! O encontro já vai começar com um ligeiro atraso…

17h28: As equipas já estão no túnel de acesso ao relvado. Tudo a postos!

17h05: Já se encontram todos os jogadores no tapete de Alvalade a realizar o habitual aquecimento.

16h55: É a vez dos guarda-redes do FC Porto.

16h41: Guarda-redes do Sporting já fazem exercícios de aquecimento no relvado.

16h27: Adeptos portistas já chegaram a Alvalade e começam agora a entrar no estádio.

16h20: Jogadores e equipa técnica portista chegam a Alvalade. Foi uma viagem tranquila, sem qualquer sobressalto.

16h01: Comitiva do FC Porto deixa o Hotel Altis e arranca em direção a Alvalade.

15h57: Autocarro do Sporting acaba de entrar nas imediações do Estádio de Alvalade.

15h53: Eis o balneário do Sporting antes do Clássico.

 

15h40: Alvalade está a postos para receber o Clássico da 15.ª jornada da I Liga. Fique com a imagem partilhada pelo clube verde e branco.

15h33: Adeptos do FC Porto já se encontram também a caminho do estádio sob escolta policial.

15h28: Autocarro do Sporting já partiu de Alcochete rumo a Alvalade. A comitiva do FC Porto ainda permanece no Hotel Altis, em Lisboa.

14h43: O Sporting vai aproveitar a receção ao FC Porto para estrear a nova ‘pele’ do seu autocarro, e já desvendou as primeiras imagens nas redes sociais.

14h13: O Sporting acaba de anunciar a lista de convocados para o jogo deste domingo. Em relação ao triunfo sobre o Portimonense, Jorge Silas optou por deixar ‘cair’ três atletas. Não perca as opções do treinador leonino.

13h52: O dia é de Clássico, mas o mercado de transferências não para, e, este domingo, chegam de Espanha que dão conta do alegado interesse do Sporting em dois jogadores do Sevilha.

13h30: Entretanto, o FC Porto revela que vai a jogo em Alvalade de azul e branco.

13h25: O Sporting aproveitou as redes sociais para dar os parabéns a Luis Maximiano, provável titular no Clássico, pelo 21.º aniversário. Não haverá grandes dúvidas quanto à prenda mais desejada pelo guarda-redes…

13h10: O Sporting quebrou, por fim, o silêncio em torno da polémica gerada pelo pack promocional de bilhetes para os três jogos disputados em Alvalade em janeiro, entre eles o Clássico. Eis o comunicado.

13h05: O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol já anunciou o juiz que terá a responsabilidade de apitar o Clássico. É Jorge Sousa, um ‘veterano’ nestas andanças.

13h00: Alvalade está preparado para receber o Clássico da 15.ª jornada. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe todas as emoções do Sporting-FC Porto.

Antevisão

É já este domingo que o futebol português conhece o seu primeiro Clássico do ano desportivo de 2020, que colocará, frente a frente, Sporting e FC Porto, para a 15.ª jornada do campeonato nacional.

Os leões estão ‘obrigados’ a vencer na receção ao eterno rival para continuar a ‘sonhar’ com os lugares de apuramento para a Liga dos Campeões, que, neste momento, se encontram a nove pontos de distância.

Os dragões, por sua vez, estão impedidos de marcar passo, uma vez que o Benfica, que na véspera bateu o Vitória SC, por 1-0, poderá adiantar-se ainda mais na liderança isolada.

O Sporting-FC Porto será ajuizado por Jorge Sousa e pode acompanhá-lo, a partir das 17h30, no estádio de Alvalade.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com

Partilhar:
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter